25 junho 2013

SERTÃO VERDE...



Núcleo Sertão Verde realiza capacitação de 100 famílias em três municípios do RN

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, nas cidades de Campo Grande, Caraúbas e Portalegre e comunidade das respectivas cidades,está acontecendo a primeira capacitação em Gerenciamento de Água para Produção, GAPA, com as famílias que serão beneficiadas com o Programa Uma Terra e Duas Águas através do apoio financeiro da Ministério do Desenvolvimento Social através da Articulação do Semiárido Brasileiro, ASA Potiguar.

Em média serão 100 famílias capacitadas 30 famílias, de várias comunidades que estão recebendo uma das nove tecnologias disponibilizadas pelo programa. O GAPA, é uma capacitação que tem como finalidade preparar a família para a utilização de forma correta das águas oriundas das tecnologias sociais que captam água nos períodos chuvosos do ano e as armazenam para o uso no período sem chuvas. As tecnologias que serão implantadas nos municípios acima citados serão: Barreiro Trincheira, Cisterna Calçadão, Cisterna de Enxurrada, Barraginha e Casa de Sementes e Viveiro de Mudas.

Todas essas implementações, sabiamente chamadas de "Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido" tem um caráter produtivo, ou seja, a família ao receber uma das referidas tecnologias também recebem um recurso financeiro no valor de R$ 1.000,00 (Hum Mil Reais), para iniciar e/ou fortalecer o caráter produtivo da família, aumentando assim, a qualidade de vida e o aumento da renda familiar.
Informações repassadas por  Ranilson Saldanha
Comunicador – Núcleo Sertão Verde – Campo Grande